Pág. 1 de 5

Espinho (27)

Espinho

Concelho situado no litoral sul da AMP, Espinho é caraterizado por uma magnifica frente marítima, com praias convidativas e equipadas para a pratica desportiva, como o voleibol de praia, surf ou bodyboard. Com um clima ameno e areais extensos, Espinho é uma cidade turística e um espaço natural e privilegiado de veraneio.

Destaca-se ainda pelas infraestruturas culturais e desportivas, com condições ideais para realização eventos nacionais e internacionais nas áreas da música, artes plásticas, literatura, cinema, astronomia e desporto. Espinho acolhe, por isso, eventos emblemáticos como o Festival internacional de Cinema de Animação (Cinanima), o "Festival Internacional de Música" e o "Festival Internacional de Folclore" bem como Provas Internacionais de Ténis, Golf e Hipismo.

Fonte: portal.amp.pt

Ana Pires: “Não consigo passar muito tempo sem respirar o ar do mar! Este mar de Espinho que me dá forças!”

A primeira mulher cientista-astronauta portuguesa é natural de Espinho e vive em Lourosa, Santa Maria da Feira. Ana Pires nasceu a 13 de janeiro de 1980 e cresceu na vila portuguesa de São Paio de Oleiros. Aos 38 anos participou no projecto PoSSUM - Ciência Suborbital Polar na Alta Mesosfera, apoiado pela NASA e que decorreu na Flórida (EUA).

Ondas da Serra foi resgatar um pouco das nossas raízes ao lugar do Monte – Paramos – Espinho. Perdido no meio das encostas de um vale, encontram-se as ruínas da Estação Arqueológica – Castro de Ovil.

"Festa em Honra da Nossa Senhora da Ajuda 2017" | 14 a 18 de setembro

António Azambujo é o artista escolhido para animação de sábado à noite na Festa em Honra da Nossa Senhora da Ajuda, que decorre de 14 a 18 de Setembro. O concerto está marcado para a noite de sábado, dia 16 de setembro, na Alameda 8.

A Ecovia do litoral fica situada em Espinho e tem cerca de 12 Km. É possível fazer o seu percurso a caminhar ou de bicicleta e contemplar as várias praias no seu trajeto, ambientes urbanos e populares, como os bairros e cenas da vida dos pescadores. Se tiver sorte poderá ver estes homens na sua faina ou as artes de pesca a descansar ao sol à espera do próximo regresso ao mar.

A proliferação das grandes superfícies comerciais é uma das causas do desaparecimento das chamadas feiras tradicionais. A Feira de Espinho, que se realiza à 2.ª feira na Avenida 24, "já teve dias melhores", como alguns feirantes afirmaram ao "ONDAS DA SERRA".

No passado dia 08 de maio, mal o sol nasceu a equipa do “Ondas da Serra” meteu-se no comboio a caminho de Espinho e ao encontro da sua feira semanal. Nesta viagem por entre frutas, peixes e pregões fomos falando com os vendedores que continuam a fazer desta feira uma das maiores de Portugal e da Península Ibérica. Neste trabalho podem ficar a conhecer dois dos acessos à feira mais característicos e movimentados, embora um deles tenha pouca segurança.

Pág. 1 de 5