Pág. 1 de 5

Oliveira de Azeméis (25)

Oliveira de Azeméis

Situado a sul da AMP e pertencente ao distrito de Aveiro, o município de Oliveira de Azeméis destaca-se não só pelo património construído, de que é exemplo os castros de Ul e de Ossela, os moinhos, o Parque e a Capela de La Salette, os centros históricos de Oliveira de Azeméis e da Bemposta, mas também pelo património natural englobando os rios Antuã, Caima e Ul. Em termos culturais é notória a importância de grandes figuras da literatura portuguesa do século XX, como Ferreira de Castro ou Eça de Queirós.

O município de Oliveira de Azeméis apresenta um tecido empresarial competitivo e inovador, com projeção nacional e internacional, destacando-se a indústria metalúrgica e metalomecânica qualificada como setor estratégico nacional. Destaca-se igualmente o artesanato do concelho, de que é exemplo os trabalhos em cobre, peças em vidro, arte sacra, arte em madeira ou cestaria.

Devido à atividade dos moleiros presente em Oliveira de Azeméis o arroz e as farinhas são uma referência de qualidade que permitem a criação de produtos como o pão de Ul, regueifas e o arroz de febras de Cesar. O concelho tem uma gastronomia rica de que é exemplo o arroz de ossos da suã, os rojões, o anho à moda de Fajões, as rabanadas de Cesar ou as papas de S. Miguel.

Fonte: portal.amp.pt

O Santuário de Nossa Senhora de La-Sallete situa-se no concelho de Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro. Ao aproximarmo-nos do local, escondido na floresta do monte, vamos descobrindo o templo que se ergue em direção ao céu, convidando ao longe os crentes para oração. Antes de começarmos a sentir o parque quisemos visitar a Igreja. A fé que se vive neste sítio é única.

O ONDAS DA SERRA marcou presença na 2.ª edição de "Paço del Rey", feira medieval que se realizou no passado fim de semana (30 de setembro e 1 de outubro), na Quinta da Cerciaz, situada no lugar de Figueiredo, Pinheiro da Bemposta, concelho de Oliveira de Azeméis.

Oliveira de Azeméis possui um conjunto de trilhos e caminhos pedestres onde o visitante poderá conhecer um pouco do seu património natural e arquitetónico.

Oliveira de Azeméis possui uma rica e diversificada indústria na área da transformação de matérias-primas como o barro, cobre, vidro, na produção de moldes, sapataria e uma rica gastronomia.

A atividade artesanal é merecedora de destaque e deseja-se que o público reveja nela o seu passado, o seu presente e, preferencialmente, o seu futuro, uma vez que há a necessidade de perpetuar certas artes que se vêem cada vez mais esquecidas e que poderão estar condenadas.

Mais de mil doses de haxixe apreendidos

O Comando Territorial de Aveiro, através do Posto Territorial de Oliveira de Azeméis, apreendeu ontem, dia 7 de maio, 1 141 doses de haxixe, em Curval - Oliveira de Azeméis.

Pág. 1 de 5
Pub