Pág. 1 de 30

Santa Maria da Feira (176)

Santa Maria da Feira

Situado a sul da AMP, na confluência de um importante conjunto de vias de comunicação, que lhe garantem proximidade aos grandes centros urbanos do Porto, Aveiro e Coimbra, o concelho de Santa Maria da Feira caracteriza-se por uma indústria dinâmica e diversificada, sediando o maior centro mundial de transformação de cortiça e a maior concentração de indústria do calçado, destacando-se também as indústrias de metalomecânica, metalurgia, papel, cerâmica, lacticínios, brinquedos, puericultura e equipamentos para crianças.

Santa Maria da Feira possui importantes motivos turísticos de natureza monumental e paisagística, com destaque para o Castelo, notável exemplar da arquitetura militar medieval, as Termas S. Jorge, considerada uma das melhores estâncias termais do país, o Museu Convento dos Lóios, o Museu de Papel Terras de Santa Maria e o Castro de Romariz. Destaca-se também o complexo do Europarque e Visionarium, o Museu de Santa Maria de Lamas e o Parque Ornitológico Municipal - Zoo de Lourosa, que reúne fauna proveniente dos cinco continentes, devidamente integrada no seu habitat natural, e muitas espécies raras em vias de extinção.

A dinâmica deste concelho passa também pela forte aposta em atividades de interesse cultural e turístico: a Festa das Fogaceiras, o Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua, e com especial destaque a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, evento de grande relevo que, durante dez dias, recria espaços e episódios históricos da época medieval.

Fonte: portal.amp.pt

As Invasões Francesas em 1809 deixaram uma marca vincada na história do povo de Arrifana, concelho de Santa Maria da Feira. Há quem diga que tal sofrimento provocou um síndrome de bairrismo invulgar na população.

Ricardo Vieira imortaliza os compositores e as suas criações a cada concerto. O pianista nasceu em Santa Maria da Feira há 33 anos e hoje conquista plateias em todo o mundo. Dezassete anos depois do primeiro concerto com orquestra, no Teatro São Luiz, em Lisboa, garante que nunca vai com “receio para cima do palco”.

Dia 8 de abril, em Rio Meão e Lobão

Dois moinhos do concelho de Santa Maria da Feira – Moinho de Chão do Rio, em Rio Meão, e Moinho do Casqueira, em Lobão – vão estar abertos ao público no domingo, 8 de abril, para visitas guiadas e demonstração de funcionamento, no âmbito da iniciativa nacional “Dia dos Moinhos Abertos de Portugal 2018”.

Tratam-se de excertos de realidades, cada um construído sem a menor preocupação com o outro. Não querem saber se encaixam nas expectativas que os restantes fragmentos possam ter. Numa clara postura narcisística, adotam o seu discurso, as suas crenças e as suas opiniões. São seis fragmentos vezes 60 com a subtileza de mudanças que ocorrem em segundos e que tantas vezes não são vistas.

Projeto “Fractions of Whole” é uma criação em estreia absoluta

Para os alunos do 10.º ano do Curso de Animação Sociocutural da Escola Secundária Coelho e Castro, de Fiães, a criação de um espetáculo para o festival Imaginarius é um grande desafio e uma oportunidade única que – acreditam os jovens – vai marcar o seu percurso escolar e ajudar a definir o seu rumo profissional. O performer e acrobata Daniel Seabra assume a coordenação artística de um amplo projeto de capacitação para o circo contemporâneo e criação artística, que arrancou em fevereiro, intitulado “Fractions of a Whole”, cujo resultado será apresentado em estreia absoluta no Imaginarius, nos dias 25 e 26 de maio.

Pão doce da Páscoa no Mercado Municipal

No próximo sábado, 24 de março, o Mercado Municipal de Santa Maria da Feira acolhe uma mostra da genuína Regueifa de Santa Maria da Feira – Pão Doce da Páscoa, que conta com a participação de 11 produtores locais. Entre as 9h00 e as 13h00, será possível degustar, comprar e encomendar esta afamada iguaria, associada à quadra pascal, num espaço emblemático da cidade, obra do arquiteto Fernando Távora.

Pág. 1 de 30
Pub