Pág. 1 de 31

Santa Maria da Feira (183)

Santa Maria da Feira

Situado a sul da AMP, na confluência de um importante conjunto de vias de comunicação, que lhe garantem proximidade aos grandes centros urbanos do Porto, Aveiro e Coimbra, o concelho de Santa Maria da Feira caracteriza-se por uma indústria dinâmica e diversificada, sediando o maior centro mundial de transformação de cortiça e a maior concentração de indústria do calçado, destacando-se também as indústrias de metalomecânica, metalurgia, papel, cerâmica, lacticínios, brinquedos, puericultura e equipamentos para crianças.

Santa Maria da Feira possui importantes motivos turísticos de natureza monumental e paisagística, com destaque para o Castelo, notável exemplar da arquitetura militar medieval, as Termas S. Jorge, considerada uma das melhores estâncias termais do país, o Museu Convento dos Lóios, o Museu de Papel Terras de Santa Maria e o Castro de Romariz. Destaca-se também o complexo do Europarque e Visionarium, o Museu de Santa Maria de Lamas e o Parque Ornitológico Municipal - Zoo de Lourosa, que reúne fauna proveniente dos cinco continentes, devidamente integrada no seu habitat natural, e muitas espécies raras em vias de extinção.

A dinâmica deste concelho passa também pela forte aposta em atividades de interesse cultural e turístico: a Festa das Fogaceiras, o Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua, e com especial destaque a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, evento de grande relevo que, durante dez dias, recria espaços e episódios históricos da época medieval.

Fonte: portal.amp.pt

A discrição da sede da Rosto Solidário colide com a preponderância da organização não governamental para o desenvolvimento para a ação social em Santa Maria da Feira. A cooperação para o desenvolvimento, a educação e cidadania global e o apoio à família são os três eixos da associação que nasce pela impossibilidade de “ignorar o que se passa à volta das pessoas”, afirma o padre Pires.

A partir de 12 de Setembro, Terça-feira é dia de falar sobre marketing digital. A primeira edição do ciclo de webinars conta com 10 oradores profissionais e, ao longo de 3 meses, poderá assistir todas semanas, e gratuitamente, a uma conferência digital sobre um tópico integrado no tema ‘Experiências digitais’.

O equilíbrio entre a emoção e o intelectual define Bruno Monteiro enquanto um dos melhores violinistas portugueses da atualidade. Nasceu no Porto, vive em Santa Maria de Lamas, e falou com o Ondas da Serra sobre as experiências emocionais que cria sempre que toca violino. “Tocar para as pessoas é comunicar emoções e raciocínio. É tudo.” A trabalhar no 12.º álbum, o artista promete mais um trabalho fora do comum, “apaixonado e obscuro”.

A história mais difícil dos três anos de projeto ‘Cão ou Sem Casa’ pertence a Vitória. Encontrada há cerca de três meses na rua com um golpe de calor e em convulsão há 5 horas, a gata sobreviveu ao que a vida parecia querer terminar. Joana Lamoso, Ana Tavares, Joana Rodrigues e Catarina Adão partilharam a sua história esta Sexta-feira, 27 de julho de 2018, à procura de uma adoção responsável. Desde 2015, já salvaram mais de 150 animais.

A margem esquerda do Rio Inha em Canedo foi requalificada, dotando agora aquela parte do rio com uma bonita frente ribeirinha com cerca de três quilómetros. Quem circular pela Estrada Nacional 222 entre Canedo e Castelo de Paiva, antes da Ponte do Inha, vira à direita e desce para a Rua da Ribeirinha, onde começa o percurso, que termina no Rio Douro.

Descobrir a magia dos pirilampos e desfrutar de um passeio ao luar, ao som das águas do rio Uíma, é a proposta do Município de Santa Maria da Feira para as noites de 14, 15, 21 e 22 de junho, no Parque das Ribeiras do Uíma. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, a partir de 5 de junho, e limitada a 30 participantes por sessão.

Pág. 1 de 31
Pub