O “Ondas da Serra” visitou o Museu Marítimo de Ílhavo, situado na Avenida Dr. Rocha Madahíl, edifício de arquitetura moderna que pertence à Câmara Municipal daquela cidade do distrito de Aveiro. Após termos percorrido as várias salas de exposições, algumas de rara beleza, ficámos fascinados com a coleção de MALACOLOGIA. Não sabe do que se trata? Aceite o nosso conselho, pegue na família, e vá até à terra dos bacalhoeiros apreciar este e outros tesouros do mar.

Em 8 de agosto, o Museu Marítimo de Ílhavo celebra 80 anos de vida, sendo o Museu municipal mais visitado do país; em 2016 registou 80 mil visitantes e no passado mês de junho atingiu o seu recorde de públicos mensal. De 4 a 8 de agosto são várias as atividades oferecidas: workshops, performances, visitas especiais, lançamento de um livro, uma exposição e um concerto. Um tributo aos capitães de Ílhavo expressa a homenagem do Museu à comunidade ilhavense que, ao longo dos tempos, marcou gerações e teceu a identidade local.

Elementos militares das forças de segurança pertencentes à Guarda Nacional Republica do Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas de Aveiro, deteve ontem, dia 18 de maio, em Gafanha do Carmo – Ílhavo, um homem de 49 anos, por posse ilegal de arma de fogo.

Cartaz do Museu Marítimo de Ílhavo

O Comando Territorial de Aveiro, através do Posto Territorial da Gafanha da Nazaré, aprendeu no dia 1 de maio, 179 peças de material contrafeito, na localidade de Gafanha da Nazaré.

O Mar Film Festival é um festival de cinema que tem o mar como referente temático. Trata-se de do único festival de cinema existente no país sobre temática marítima, que surge devido ao papel simbólico e referencial que o mar tem suscitado na criação fílmica de diversos países, bem como devido à função histórica e cultural que a realidade oceânica continuará a desempenhar no contexto português, e ainda ao caráter identitário que o mar tem protagonizado em Ílhavo e na região de Aveiro. A organização do festival pertence ao Museu Marítimo de Ílhavo/Câmara Municipal de Ílhavo e ao Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.