Saber (6)

Saber

Apesar da nossa inspiração turística e cultural de forma a promover a identidade regional e o conhecimento da nossa região, procuraremos também manter informados os nossos leitores com os assuntos relevantes para a nossa comunidade. Aqui poderá encontrar artigos por nos efetuados ou que nos forem enviados pelas instituições publicas ou privadas, que serão analisados e publicados com critérios de isenção e imparcialidade, dando sempre um tratamento equitativo às diferentes correntes de opinião, ideológicas, religiosas, económicas ou de outra índole.

De 1 a 3 de dezembro decorre a 10ª Culturgal, em Pontevedra

Portugal é o país convidado da 10ª edição da Culturgal – Feira das Indústrias Culturais, a realizar no Pazo da Cultura de Pontevedra, de 1 a 3 de dezembro. Estão programadas mais de 130 atividades, dirigidas tanto a profissionais como ao público em geral, contando com a presença de cerca de 120 expositores, para um evento cujo grande objetivo é construir pontes entre empresas, instituições e cidadãos em torno da cultura.

CINANIMA'17 | 6 a 12 de novembro

Nesta 41ª edição, caberá ao português Paulo Trancoso conduzir as escolhas do Júri da Competição Internacional de Curtas-metragens. Realizador, produtor e editor de vídeo, Paulo Trancoso é o primeiro Presidente da Academia Portuguesa de Cinema.

Este mês vai ser rico em eclipses. Irão ocorrer dois, um lunar e um solar (dias 7 e 21 de agosto, respetivamente). Este tipo de eventos astronómicos despertam sempre grande interesse e curiosidade não só de astrónomos, mas também do público em geral. O primeiro dos dois é hoje, dia 7 de agosto, segunda-feira, e será um eclipse parcial da Lua. Este terá início perto das 17 horas e terminará por volta das 22 horas, mas em Portugal, e em particular em Espinho, só será visível a partir das 20h35, hora a que a Lua nasce nesse dia.

O Município de Espinho em parceria com a Running Espinho organizou no dia 08 de abril, a 1ª corrida/caminhada pela "Rota dos Edifícios Militares" - do concelho de Espinho - "URBACT MAPS – Military Assets as Public Spaces".

O Sporting Clube de Espinho (SCE) é fundado a 11 de Novembro de 1914. O clube mais representativo da cidade e do concelho foi a 27.ª agremiação desportiva a ser criada em Portugal para a prática do chamado desporto-rei. Com uma vocação eminentemente ecléctica, o SCE já praticou ao longo de um século de vida inúmeras modalidades, como Andebol, Atletismo, Badminton, Basquetebol, Boxe, Ciclismo, Culturismo, Damas, Futebol, Futsal, Ginástica, Hóquei em Patins, Karaté, Natação, Pesca Desportiva, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro à Bala e Voleibol.

Realiza-se no próximo dia 27 de outubro (quinta feira) às 15 horas no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Espinho o ato de formalização da adesão de Espinho Associação de Municípios das Terras de Santa Maria - ATSM. Espinho junta-se assim à associação que integra os municípios de Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Vale de Cambra, Arouca e Santa Maria da Feira.

Pub